Copa do Mundo
País de Gales consegue arrancar empate dos Estados Unidos no final da partida
Os Estados Unidos mandaram no primeiro tempo. Gales foi melhor na segunda etapa. Em uma partida desenhada dessa forma, nada mais natural do que um empate por 1 a 1, nesta segunda-feira (21.11), no encerramento da primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022.
A partida marcou o retorno das duas chegadas ao Mundial. Os norte-americanos não participaram da Rússia-2018, mas avançaram às oitavas de final nas duas edições anteriores à sua ausência, África do Sul-2010 e Brasil-2014.
Já a espera de Gales foi bem mais longa, mas bem mais longa mesmo. A terra de Gareth Bale jogou em 1958 e só evoluiu aos gramados do torneio de futebol mais importante do planeta hoje, 64 anos mais tarde.
Empatados com um ponto na segunda colocação da chave, os dois vezes voltam a campo nesta sexta-feira. Os EUA desafiarão a Inglaterra, que estreou com goleada na competição. Já Gales medirá forças contra o Irã, que busca a reabilitação.
Momento-chave

Depois de ficar fechadinha durante todo o primeiro tempo (e só levar um gol), Gales mudou de estratégia na etapa final e passou a frequentar a área do goleiro Matt Turner. Mas a chance real do empate só surgiu aos 37 minutos do segundo tempo, com um pênalti para os britânicos. Gareth Bale, o principal jogador galês e que atualmente defende um time norte-americano, não sentiu a pressão: meteu o pé com força na bola e executou uma cobrança daquelas sem chance de defesa.
Número
1995 foi o ano em que George Weah, pai do autor do primeiro gol norte-americano no Qatar, foi eleito o melhor jogador do mundo. Só que o patriarca da família não jogava pelos EUA, mas sim pela Libéria, seu país-natal. Até por isso, nunca consegui se classificar para um Mundial.

Craque do jogo
Gareth Bale já jogou no Real Madrid, protagonizou baixas milionárias, fez gols nas finais da Liga dos Campeões da Europa e conquistou o mais cobiçado título do futebol de clubes. Faltava jogar e balançar as redes em uma Copa do Mundo FIFA. Agora, não falta mais. Aos 33 anos, o atacante estreou na competição convertendo um pênalti e salvando Gales da derrota.
Copa do Mundo
Argentina vira contra Inglaterra nos acréscimos e garante vaga na final da Copa do Mundo
A Argentina está na final da Copa do Mundo mais uma vez. Em uma partida eletrizante no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, os atuais campeões mundiais venceram a Inglaterra de virada por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, com um gol nos acréscimos do segundo tempo. O resultado colocou os argentinos na grande decisão do torneio, onde vão defender o título diante da Espanha.
A final está marcada para domingo, às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Será a segunda decisão consecutiva de Copa do Mundo para a Argentina, que busca o quarto título mundial. Do outro lado, a Espanha de Lamine Yamal chega após eliminar a França na terça-feira.
A Inglaterra, por sua vez, viu o sonho de voltar a uma final após 60 anos ruir mais uma vez. Os britânicos ainda podem buscar a terceira colocação na competição. A disputa pelo bronze será contra a França, neste sábado, às 18h, no Hard Rock Stadium, em Miami.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e pela falta de chances claras. O jogo só começou a ganhar emoção a partir dos 32 minutos, quando Rice cobrou falta na área e encontrou John Stones, que cabeceou com perigo para fora. A Argentina respondeu aos 37 com Enzo Fernández, que arriscou de longa distância e viu a bola passar raspando o travessão.
Na etapa final, o ritmo mudou completamente. Logo no primeiro minuto, Julián Álvarez recebeu lançamento de Dibu Martínez, invadiu a área e soltou uma pancada com a perna direita, mas parou em boa defesa de Pickford. No rebote, o atacante tentou novamente e mandou para fora.
A Inglaterra abriu o placar aos nove minutos. Harry Kane deu um lançamento longo, a bola desviou em Tagliafico e sobrou com Rice, que ajeitou para Morgan Rogers no corredor direito. Ele cruzou na medida para Anthony Gordon, que completou para o fundo das redes.
A pressão argentina aumentou a partir de então. Aos 23, Messi cruzou na cabeça de Nico González, que testou firme e parou em um milagre de Pickford. Já aos 30, De Paul encontrou cruzamento perfeito para Mac Allister, que cabeceou e acertou a trave.
O empate veio aos 40 minutos, depois de tanta insistência. Messi recebeu pelo lado direito e tocou para Enzo Fernández, completamente livre de marcação na entrada da área. O meio-campista acertou um chutaço, sem chances para Pickford, e deixou tudo igual no placar.
Quando a partida caminhava para a prorrogação, a Argentina conseguiu a virada. Aos 46 minutos, Mac Allister recebeu sozinho na entrada da área e bateu rasteiro na trave. No rebote, Messi fez linda jogada pelo lado direito, livrou-se de dois marcadores e cruzou na cabeça de Lautaro Martínez, que empurrou para o fundo do gol e decretou a vitória argentina.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar |
Inglaterra 1 x 2 Argentina |
| Competição | Copa do Mundo — semifinal |
| Local | Mercedes-Benz Stadium, Atlanta (EUA) |
| Data e horário | 15 de julho de 2026, quarta-feira, às 16h (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Inglaterra: Eliott Anderson. Argentina: Lisandro Martínez, Romero e De Paul. |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Árbitro | Ismail Elfath (EUA) |
| Assistentes | Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA) |
| VAR | Marco di Bello (ITA) |
| Gols | Anthony Gordon, aos 9′ do 2ºT (Inglaterra); Enzo Fernández, aos 40′ do 2ºT (Argentina); Lautaro Martínez, aos 46′ do 2ºT (Argentina). |
| Inglaterra | Pickford; Reece James (Burn), Stones (Toney), Guéhi e Spence (Rashford); Declan Rice (O’Reilly), Elliott Anderson e Bellingham; Morgan Rogers, Gordon (Konsa) e Harry Kane. Técnico: Thomas Tuchel. |
| Argentina | Emiliano Martínez; Molina (Montiel), Romero, Lisandro Martínez (Otamendi) e Tagliafico (Lautaro Martínez); Paredes (Nico González), Enzo Fernández e Mac Allister; Giuliano Simeone (De Paul), Messi e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni. |
-
Copa do Mundo6 dias atrásFrança vence Marrocos por 2 a 0 e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
Copa do Mundo4 dias atrásArgentina vence Suíça com assistência de Flaco Lopes e esta nas semifinais da Copa do Mundo
-
Copa do Mundo5 dias atrásEspanha vence Bélgica com gol no fim e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
-
Copa do Mundo4 dias atrásInglaterra busca virada sobre a Noruega na prorrogação e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
-
Copa do Mundo1 dia atrásEspanha domina França e garante vaga na final da Copa do Mundo 2026
-
Brasileirão Série B3 dias atrásDourado abre vantagem, mas São Bernardo busca empate; Cuiabá fora do G-6
-
Copa do Mundo17 minutos atrásArgentina vira contra Inglaterra nos acréscimos e garante vaga na final da Copa do Mundo