Pesquisar
Close this search box.

TIMES DA SÉRIE A

BRASILEIRÃO 2025

Copa do Mundo

País de Gales consegue arrancar empate dos Estados Unidos no final da partida

Publicados

em

Os Estados Unidos mandaram no primeiro tempo. Gales foi melhor na segunda etapa. Em uma partida desenhada dessa forma, nada mais natural do que um empate por 1 a 1, nesta segunda-feira (21.11), no encerramento da primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022.

A partida marcou o retorno das duas chegadas ao Mundial. Os norte-americanos não participaram da Rússia-2018, mas avançaram às oitavas de final nas duas edições anteriores à sua ausência, África do Sul-2010 e Brasil-2014.

Já a espera de Gales foi bem mais longa, mas bem mais longa mesmo. A terra de Gareth Bale jogou em 1958 e só evoluiu aos gramados do torneio de futebol mais importante do planeta hoje, 64 anos mais tarde.

Empatados com um ponto na segunda colocação da chave, os dois vezes voltam a campo nesta sexta-feira. Os EUA desafiarão a Inglaterra, que estreou com goleada na competição. Já Gales medirá forças contra o Irã, que busca a reabilitação.

Momento-chave

Depois de ficar fechadinha durante todo o primeiro tempo (e só levar um gol), Gales mudou de estratégia na etapa final e passou a frequentar a área do goleiro Matt Turner. Mas a chance real do empate só surgiu aos 37 minutos do segundo tempo, com um pênalti para os britânicos. Gareth Bale, o principal jogador galês e que atualmente defende um time norte-americano, não sentiu a pressão: meteu o pé com força na bola e executou uma cobrança daquelas sem chance de defesa.

  Espanha vence Bélgica com gol no fim e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo

Número

1995 foi o ano em que George Weah, pai do autor do primeiro gol norte-americano no Qatar, foi eleito o melhor jogador do mundo. Só que o patriarca da família não jogava pelos EUA, mas sim pela Libéria, seu país-natal. Até por isso, nunca consegui se classificar para um Mundial.

Craque do jogo

Gareth Bale já jogou no Real Madrid, protagonizou baixas milionárias, fez gols nas finais da Liga dos Campeões da Europa e conquistou o mais cobiçado título do futebol de clubes. Faltava jogar e balançar as redes em uma Copa do Mundo FIFA. Agora, não falta mais. Aos 33 anos, o atacante estreou na competição convertendo um pênalti e salvando Gales da derrota.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Copa do Mundo

Espanha domina França e garante vaga na final da Copa do Mundo 2026

Publicados

em

A Espanha é a primeira finalista da Copa do Mundo de 2026. Em uma atuação consistente no AT&T Stadium, em Dallas (EUA), a Fúria venceu a França por 2 a 0 nesta terça-feira e eliminou o time de Mbappé da disputa pelo título mundial. Oyarzabal e Pedro Porro marcaram os gols que garantiram a classificação espanhola.

Agora, a equipe comandada pelo técnico Luis de la Fuente aguarda o vencedor do confronto entre Inglaterra e Argentina, que acontece nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, para conhecer seu adversário na final. Será a primeira decisão de Copa para a Espanha em 16 anos. O time busca o bicampeonato — o primeiro foi conquistado em 2010, na África do Sul.

A grande final está marcada para o domingo, 19 de julho, às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

França vai disputar o terceiro lugar

Vice-campeã em 2022 e campeã em 2018, a França viu a chance de disputar a terceira final consecutiva escapar. A equipe de Didier Deschamps agora se prepara para o jogo que vale o terceiro lugar, no sábado, às 18h, no Hard Rock Stadium, em Miami. O adversário será o perdedor de Inglaterra e Argentina.

O jogo

A partida começou equilibrada, com poucas chances claras. A Espanha, mais presente no campo ofensivo, conseguiu abrir o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. Lamine Yamal foi derrubado por Digne dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Oyarzabal cobriu firme no canto esquerdo do goleiro Maignan e marcou o primeiro.

  Espanha vence Bélgica com gol no fim e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo

A França tentou reagir em transições rápidas, apostando na velocidade de Mbappé, mas esbarrou na organização defensiva espanhola. Aos 37, a Espanha quase ampliou: Yamal tabelou com Dani Olmo e cruzou rasteiro para Fabián Ruiz, que foi travado por Upamecano no momento do chute.

Mbappé teve sua melhor chance aos 41 minutos, quando foi lançado em velocidade nas costas da zaga. O goleiro Unai Simón, porém, saiu bem do gol e conseguiu desarmar o atacante francês.

Segundo tempo de domínio espanhol

A Espanha voltou do intervalo ainda mais intensa e não demorou a ampliar. Aos 12 minutos, Pedro Porro tabelou com Dani Olmo na entrada da área e bateu cruzado, na saída de Maignan, para fazer 2 a 0. Lamine Yamal chegou a marcar o terceiro aos 15, mas o lance foi anulado por impedimento.

A França até esboçou uma reação. Aos 19, Mbappé partiu para cima de Pedro Porro pelo lado esquerdo e finalizou sem ângulo, obrigando Unai Simón a fazer boa defesa. Dois minutos depois, o camisa 10 recebeu na entrada da área e chutou cruzado, com a bola passando rente à trave espanhola. Mas o gol de honra francês não saiu.

  Inglaterra busca virada sobre a Noruega na prorrogação e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo

Com a vitória sólida, a Espanha confirmou o favoritismo e agora espera para saber se enfrentará Inglaterra ou Argentina na decisão do próximo domingo.

FICHA TÉCNICA
Placar

França 0 x 2 Espanha

Competição Copa do Mundo 2026 — semifinal
Local AT&T Stadium, em Dallas (EUA)
Data 14 de julho de 2026 (terça-feira)
Horário 16h (de Brasília)
Cartões amarelos Rabiot e Mbappé (França); Cucurella (Espanha)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro Ivan Barton (SLV)
Assistentes David Moran (SLV) e Antonio Pupiro (ARG)
VAR Tomasz Kwiatkowski (POL)
Gols Oyarzabal, aos 21 minutos do 1º tempo (Espanha); Pedro Porro, aos 12 minutos do 2º tempo (Espanha)
França Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba (Lacroix) e Lucas Digne (Theo Hernández); Tchouaméni e Rabiot (Koné); Olise (Cherki), Barcola (Doué), Dembélé e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps
Espanha Unai Simón; Pedro Porro (Llorente), Cubarsí, Laporte e Cucurella; Rodri, Fabián Ruiz (Pedri) e Dani Olmo (Merino); Baena (Nico Williams), Lamine Yamal e Oyarzabal (Ferrán Torres). Técnico: Luis de la Fuente
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FLAMENGO

CORINTHIANS

SÃO PAULO

PALMEIRAS

MAIS LIDAS DA SEMANA