Brasileirão Série A
Cruzeiro e Atlético-MG empatam no Mineirão na estreia de Deyverson
Neste sábado, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentaram no Mineirão pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o clássico mineiro terminou sem gols. O empate sem gols frustrou as expectativas dos torcedores e manteve as posições das equipes na tabela.
Situação na Tabela
Com o empate, o Cruzeiro chegou a 36 pontos, mas perdeu a oportunidade de ultrapassar o Palmeiras, que ocupa a quarta colocação com 37 pontos. Uma vitória teria colocado o Cruzeiro no G4, assumindo a posição do Palmeiras. Por outro lado, o Atlético-MG, que vinha de uma derrota para o Criciúma, manteve-se na nona colocação, agora com 29 pontos.
O Jogo
O Atlético-MG começou a partida com mais intensidade e chegou a abrir o placar aos oito minutos do primeiro tempo com Cadu. No entanto, o gol foi anulado pelo assistente que assinalou impedimento na jogada.
O Cruzeiro respondeu rapidamente aos dez minutos, quando Barreal passou por Saravia e bateu cruzado, mas a bola passou perto da trave e saiu em tiro de meta.
Aos 22 minutos, Matheus Pereira quase complicou a vida do Cruzeiro ao recuar uma bola perigosa para o goleiro Cássio, resultando em um escanteio para o Atlético-MG. Logo em seguida, aos 23 minutos, Paulinho pegou a sobra na entrada da área, mas chutou com muita força e a bola passou por cima do gol.
No segundo tempo, o Atlético-MG continuou pressionando. Aos 15 minutos, Deyverson, que havia substituído Cadu, tentou escorar um cruzamento de Scarpa para trás, mas não teve sucesso.
O Galo quase abriu o placar aos 26 minutos, quando Battaglia recebeu um passe de Saravia e cabeceou para o gol. No entanto, a bola desviou na cabeça de Zaracho, impedindo o gol.
Após a partida, o técnico do Cruzeiro, Pepa, lamentou a oportunidade perdida de entrar no G4, mas destacou a importância de manter a concentração para os próximos desafios. “Foi um jogo difícil, mas precisamos focar na Sul-Americana agora. Temos um grande desafio contra o Boca Juniors e precisamos estar preparados”, afirmou Pepa.
Do lado do Atlético-MG, o técnico Cuca reconheceu a boa atuação defensiva do Cruzeiro e a necessidade de melhorar a finalização. “Criamos boas chances, mas faltou precisão na hora de finalizar. Vamos trabalhar nisso para o jogo contra o San Lorenzo”, comentou Cuca.
O empate sem gols entre Cruzeiro e Atlético-MG no Mineirão mantém as equipes em suas respectivas posições na tabela do Brasileirão. Ambos os times agora voltam suas atenções para competições internacionais, com o Cruzeiro enfrentando o Boca Juniors na Sul-Americana e o Atlético-MG medindo forças com o San Lorenzo na Libertadores.
Próximos Compromissos
O Cruzeiro volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Boca Juniors, em partida válida pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo será disputado na Bombonera, às 21h30 (horário de Brasília). Já o Atlético-MG tem um compromisso na terça-feira, quando enfrenta o San Lorenzo pelas oitavas de final da Libertadores. A partida será realizada no Estádio Pedro Bidegain, também às 21h30 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 x 0 ATLÉTICO-MG
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 10/08/2024
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Cartões amarelos: Kaio Jorge, aos 43′ do 1ºT; Álvaro Barreal, aos 13′ do 2ºT; Matheus Henrique, aos 41′ do 2ºT (Cruzeiro) / Cadu, aos 13 do 2ºT (Atlético-MG)
CRUZEIRO: Cássio, William, Zé Ivaldo, Villalba (Marlon) e Kaiki Bruno; Walace (Lucas Romero) e Álvaro Barreal (Vitinho); Matheus Henrique, Matheus Pereira e Lautaro Díaz (Arthur Gomes); Kaio Jorge (Dinenno). Técnico: Fernando Seabra
ATLÉTICO-MG: Everson, Saravia, Battaglia e Alonso; Gustavo Scarpa (Rubens), Otávio, Alan Franco (Zaracho) e Guilherme Arana; Fausto Vera, Cadu (Deyverson) e Paulinho (Bernard). Técnico: Gabriel Milito
Brasileirão Série A
Mirassol vence o Vasco em São Januário e garante vaga histórica na Libertadores
A grande surpresa do Campeonato Brasileiro voltou a fazer história nesta terça-feira. Em um confronto eletrizante pela penúltima rodada, o Mirassol superou o Vasco da Gama por 2 a 0 em pleno São Januário, no Rio de Janeiro, e assegurou matematicamente sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Nem mesmo a forte chuva que encharcou o gramado vascaíno ou a insistente pressão cruzmaltina foram capazes de deter o ímpeto dos visitantes. Com o triunfo, o Mirassol alcançou os 66 pontos, consolidando a quarta posição na tabela e garantindo sua inédita participação na principal competição continental. Para o Vasco, que permaneceu com 45 pontos, a rodada se estende com a expectativa de afastar de vez qualquer risco de rebaixamento, agora bastante remoto.
O jogo
A partida começou com um ritmo acelerado, onde ambas as equipes buscavam o ataque, embora sem grande efetividade inicial. Logo nos primeiros dez minutos, um erro na saída de bola do goleiro Léo Jardim quase foi capitalizado por Negueba, mas o próprio arqueiro se redimiu com uma rápida intervenção. O Vasco, por sua vez, assustou aos 15 minutos, quando Rayan disparou um chute potente de longa distância, obrigando o goleiro Walter a uma bela defesa para escanteio. Apesar de demonstrar maior volume de jogo e exercer pressão, o Cruzmaltino encontrava dificuldades para furar a sólida defesa do Mirassol.
Na volta do intervalo, a equipe carioca intensificou a pressão. Logo no primeiro minuto, Andrés Gómez invadiu a área e finalizou para uma boa defesa de Walter, que voltaria a brilhar quatro minutos depois, bloqueando um arremate de Philippe Coutinho. A insistência vascaína continuava, com os jogadores rondando constantemente a área adversária. Aos 15 minutos, Paulo Henrique quase abriu o placar em um chute forte da entrada da área, mas Walter espalmou para escanteio.
No entanto, o drama se instalou em São Januário aos 19 minutos, quando Lucas Piton sofreu uma lesão e precisou deixar o campo com evidentes sinais de dor na perna esquerda, tornando-se uma preocupação para as semifinais da Copa do Brasil contra o Fluminense.
A pressão do Vasco não se converteu em gols, e o Mirassol capitalizou em um contra-ataque fulminante aos 24 minutos. Carlos Eduardo avançou pela direita e cruzou com precisão para Renato Marques, que finalizou com categoria, sem chances para Léo Jardim, abrindo o placar para os visitantes.
A partir daí, o Vasco tentou reagir de forma desorganizada. Quase empatou aos 42 minutos, quando Vegetti ajeitou um cruzamento de cabeça, mas David, na pequena área, isolou a bola. A punição pelo gol desperdiçado veio nos acréscimos, aos 46 minutos. Em mais um rápido contra-ataque, Cristian lançou Carlos Eduardo, que driblou o goleiro vascaíno e apenas empurrou a bola para o gol vazio, selando a vitória e a histórica classificação do Mirassol.
Próximos compromissos
Vasco
- Adversário: Atlético-MG (38ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 7 de dezembro (domingo), às 16h
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Mirassol
- Adversário: Flamengo (38ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 7 de dezembro (domingo), às 16h
- Local: Estádio Campos Maia, em Mirassol
| FICHA TÉCNCIA | |
|---|---|
| Placar Final | Vasco 0 x 2 Mirassol |
| Competição | 37ª rodada do Campeonato Brasileiro |
| Local | São Januário, Rio de Janeiro |
| Data e Horário | 2 de dezembro de 2025 (terça-feira), 19h (de Brasília) |
| Gols (Mirassol) | Renato Marques (25′ do 2ºT), Carlos Eduardo (47′ do 2ºT) |
| Cartões Amarelos (Vasco) | Carlos Cuesta, Nuno Moreira |
| Cartões Amarelos (Mirassol) | Neto Moura, Lucas Ramon |
| Árbitro | Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) |
| Assistentes | Guilherme Dias Camilo (MG), Leone Carvalho Rocha (GO) |
| VAR | Rafael Traci (SC) |
| Escalação Vasco | Léo Jardim, Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (Puma Rodríguez); Thiago Mendes (Tchê Tchê), Cauan Barros e Philippe Coutinho; Andrés Gómez (Vegetti), Rayan e Nuno Moreira (David) |
| Técnico Vasco | Fernando Diniz |
| Escalação Mirassol | Walter, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Felipe Jonathan; Neto Moura (Yago Felippe), Danielzinho e Shaylon (Guilherme); Negueba (Luiz Otávio), Alesson (Carlos Eduardo) e Renato Marques (Cristian) |
| Técnico Mirassol | Rafael Guanaes |
-
Brasileirão Série A4 dias atrásSantos vence o rebaixado Sport, deixa o Z4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásFluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
-
Flamengo3 dias atrásFlamengo conquista a América pela quarta vez e crava o tetracampeonato da Libertadores em Lima
-
Brasileirão Série A6 horas atrásMirassol vence o Vasco em São Januário e garante vaga histórica na Libertadores
-
Brasileirão Série A2 dias atrásFortaleza vence Atlético-MG e acende luta contra o rebaixamento no Brasileirão
-
Brasileirão Série A4 dias atrásVasco goleia o Internacional em noite diluviana e se garante na Série A do Brasileirão
-
Brasileirão Série A2 dias atrásDrama na Neo Química: Corinthians busca empate heroico contra Botafogo
-
seleção brasileira6 horas atrásSeleção Feminina dá show, goleia Portugal por 5 a 0 e encerra o ano com atuação de gala