Brasileirão Série A
Cruzeiro vence o Santos e emplaca terceira vitória consecutiva no Brasileirão
O Cruzeiro entrou em campo, na tarde deste sábado, e conquistou mais um bom resultado no Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 4ª rodada da competição, o time celeste contou com a força da Nação Azul na Arena Independência e derrotou o Santos por 2 a 1. O atacante Wesley, que iniciou na reserva e entrou em campo logo nos primeiros minutos, após lesão de Rafael Bilu, foi um dos grandes destaques do triunfo e anotou os dois gols do Cruzeiro. O excelente resultado reafirma a grande fase da Raposa, que conquista a quarta vitória consecutiva na temporada – a terceira considerando apenas o Brasileirão.
A tônica do primeiro tempo foi o equilíbrio entre as equipes. O Santos conseguiu, em vários momentos da primeira etapa, tirar a intensidade da partida, reduzindo assim a ofensividade do Cruzeiro. Apesar disso, logo aos 2 minutos, Rafael Bilu teve a primeira grande chance, cabeceando por cima do gol após uma ajeitada inteligente de William, também de cabeça, dentro da área. Logo após, Bilu sentiu a região da panturrilha esquerda e não teve condições de seguir no jogo. O técnico Pepa foi obrigado a já queimar uma das cinco substituições e escolheu o atacante Wesley para entrar em campo.
O camisa 11 do Cruzeiro se transformou no principal protagonista do jogo a partir daí. Com uma sequência de primeiro tempo que vinha se desenhando amarrada, Wesley fez valer seu bom posicionamento para mudar o panorama da partida. Após bela inversão de Mateus Vital, Ramiro recebeu pelo lado direito da área e fez um passe transversal que atravessou quase toda a área para encontrar o último homem, Wesley, no segundo poste, que bateu consciente de canhota para tirar do alcance do goleiro do Santos: 1 a 0 para o Cabuloso!
No fim da primeira etapa, o Santos criou uma boa chance, mas Rafael Cabral mostrou sua elasticidade para fazer uma grande defesa, impedindo o gol do atleta Mendoza.
O Cruzeiro foi para o intervalo com a vitória parcial e voltou para o segundo tempo buscando encontrar espaços na defesa do Santos para ampliar o placar. Contudo, foi o time da Baixada Santista que chegou ao empate. Após rápido contra-golpe, aos 12 minutos, o atleta Marcos Leonardo conseguiu um passe em profundidade que passou no meio da zaga celeste e encontrou Ângelo, que não estava impedido e bateu na saída de Rafael Cabral para empatar o jogo.
Mas o Cruzeiro não se abateu e foi logo para cima do adversário. Aos 16 minutos, Mateus Vital conduziu bem na transição ofensiva e tocou para Marlon que, na linha de fundo, cruzou rasteiro; o goleiro João Paulo tentou desviar, mas espalmou nos pés de Wesley, que não perdoou e disparou para o fundo do gol: 2 a 1 para o Cruzeiro!
Na sequência da segunda etapa, a Raposa teve algumas chances de ampliar para 3 a 1, mas o time do Santos também teve oportunidades de empatar novamente. O adversário assustou principalmente em lances de bola parada, mas o Cruzeiro sustentou bem o triunfo e comemorou com a Nação Azul ao apito final.
Com o bom resultado, o Cruzeiro iniciou a noite de sábado momentaneamente na liderança do Brasileirão e, no pior dos cenários, encerrará a rodada dentro do G-5. Após a ótima vitória sobre o Santos, o time comandado por Pepa fará uma preparação de três dias na Toca da Raposa II para mais um jogo dentro de casa pela competição nacional. Na quarta-feira, às 21h30, o Maior de Minas volta ao estádio Mineirão, pela primeira vez nesta temporada, e receberá o Fluminense em partida válida pela 5ª rodada.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2×1 SANTO
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 4ª rodada
DATA: 06/05/2023
LOCAL: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ).
ASSISTENTES: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Michael Correia (CBF/RJ).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS).
GOLS: Wesley, aos 20min do 1ºT e aos 16min do 2ºT (Cruzeiro) / Ângelo, aos 12min do 2ºT (Santos).
ASSISTÊNCIA – CRUZEIRO: Ramiro, aos 20min do 1ºT.
CARTÕES AMARELOS: William, Matheus Jussa, Ramiro, Lucas Oliveira, Richard e Henrique Dourado (Cruzeiro) / Lucas Lima, Gabriel Inocêncio e Rodrigo Fernández (Santos).
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro (Filipe Machado) e Mateus Vital (Neto Moura); Rafael Bilu (Wesley), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado), Técnico: Pepa
SANTOS: João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio), Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Ed Carlos), Camacho (Deivid Washington) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Lucas Braga (Ângelo), Mendoza e Marcos Leonardo, Técnico: Odair Hellmann
Brasileirão Série A
Flamengo vence Bragantino e coloca uma mão na taça do Brasileirão
O Flamengo deu um passo gigantesco em direção ao título do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (22.11), ao golear o Red Bull Bragantino por 3 a 0 no Maracanã, em partida válida pela 35ª rodada. Com o resultado, o Rubro-Negro isola-se na ponta da tabela, abrindo quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Palmeiras, que empatou em sua rodada.
A vitória leva o time carioca aos 74 pontos, consolidando sua posição de líder. O Palmeiras, agora com 70 pontos após o empate com o Fluminense, vê a distância aumentar. Já o Bragantino, que permanece com 45 pontos, ocupa a oitava colocação, buscando uma vaga nas competições continentais.
O jogo
O jogo começou com o Flamengo buscando impor seu ritmo, mas o Bragantino se mostrava bem postado defensivamente. A primeira boa chance foi dos visitantes, com John John assustando em um chute perigoso. O Rubro-Negro respondeu com Everton Cebolinha e Alex Sandro, que obrigaram o goleiro Cleiton a trabalhar em duas oportunidades, mostrando reflexos apurados. Carrascal também arriscou, acertando a rede pelo lado de fora.
Apesar da posse de bola do Flamengo, o Bragantino conseguiu levar perigo em uma bola parada, com Gustavo Marques cabeceando perto do gol. Do outro lado, Varela testou Cleiton novamente, que fez uma grande defesa. O primeiro tempo terminou sem gols, com o Bragantino conseguindo conter o ímpeto flamenguista e levando a igualdade para o intervalo.
Segundo tempo
A etapa final começou com o Bragantino tentando surpreender. Em um cruzamento rasteiro, a bola desviou em Danilo e exigiu uma defesa espetacular de Rossi, salvando o Flamengo. Contudo, aos quatro minutos, a sorte sorriu para os donos da casa. A defesa paulista errou na saída de bola, Jorginho interceptou e tocou para Arrascaeta, que finalizou com categoria para abrir o placar no Maracanã, levando a torcida ao delírio.
Mesmo com a vantagem, o Flamengo manteve a postura ofensiva. Aos 18 minutos, em uma jogada pela esquerda, Everton Cebolinha tentou o cruzamento, e a bola acertou a mão de Hurtado dentro da área. O árbitro assinalou pênalti, e Jorginho, com frieza, converteu a cobrança, ampliando a vantagem rubro-negra para 2 a 0.
Com o Bragantino tentando reagir e se abrindo mais em campo, o Flamengo aproveitou os espaços para sacramentar a vitória. Aos 26 minutos, Bruno Henrique foi lançado em profundidade, invadiu a área e finalizou sem chances para Cleiton, marcando o terceiro gol e garantindo a tranquilidade. Com a vitória encaminhada, o Flamengo administrou o resultado, controlando a posse de bola e esperando o apito final para celebrar mais três pontos cruciais na corrida pelo título.
Próximos desafios
Flamengo:
- Adversário: Atlético-MG (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 25 de novembro (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Bragantino:
- Adversário: Fortaleza (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 26 de novembro (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
- Local: Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista
FICHA TÉCNICA
Flamengo 3 x 0 Bragantino
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho
- Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Alex dos Santos
- VAR: Braulio da Silva Machado
Cartões Amarelos:
- Flamengo: Varela, Bruno Henrique
- Bragantino: Eduardo Sasha, Praxedes, Gustavo Marques
Gols:
- Flamengo:
- Arrascaeta, aos 4′ do 2ºT
- Jorginho, aos 18′ do 2ºT
- Bruno Henrique, aos 26′ do 2ºT
Flamengo:
- Goleiro: Rossi
- Defensores: Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro
- Meio-campo: Jorginho (De la Cruz), Evertton Araújo e Arrascaeta (Wallace Yan)
- Atacantes: Everton Cebolinha (Samuel Lino), Plata (Bruno Henrique) e Carrascal (Luiz Araújo)
- Técnico: Filipe Luís
Bragantino:
- Goleiro: Cleiton
- Defensores: Hurtado, Pedro Henrique, Gustavo Marques e Juninho Capixaba
- Meio-campo: Gabriel, Fabinho (Matheus Fernandes) e Jhon Jhon (Fernando)
- Atacantes: Gustavo Neves (Praxedes), Lucas Barbosa (Laquintana) e Eduardo Sasha (Isidro Pitta)
- Técnico: Wágner Mancini
-
Botafogo4 dias atrásVirada eletrizante: Botafogo vence o Sport por 3 a 2 e consolida vaga no G5 do Brasileirão
-
Brasileirão Série B6 dias atrásCuiabá luta contra chuva e arranca empate com América fora de casa pela Série B
-
Brasileirão Série A3 dias atrásPalmeiras tropeça em casa, empata com o Vitória e se complica na disputa pelo título
-
Brasileirão Série A3 dias atrásSantos apenas empata com o Mirassol e segue ameaçado pelo rebaixamento
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFluminense vence Fla-Flu com falha de Rossi, freia o líder e incendeia o Brasileirão
-
Bragantino6 dias atrásBragantino vence Atlético-MG por 2 a 0 e embala na reta final do Brasileirão
-
Brasileirão Série A2 dias atrásCorinthians vence Majestoso e cola no São Paulo na tabela do Brasileirão
-
seleção brasileira4 dias atrásBrasil empata com Tunísia em amistoso e deixa dúvidas para a Copa do Mundo