copa sul-americana
Corinthians garante vitória fora de casa contra o Nacional pela Sul-Americana
Na noite desta terça-feira (7), o Corinthians viajou até Assunção, capital paraguaia, para enfrentar o Nacional, pela quinta rodada da fase de grupos da Sul-Americana 2024. Com gols somente no segundo tempo, o Timão venceu os donos da casa por 2 a 0, com Yuri Alberto e Matheuzinho.
Com a vitória, o Alvinegro subiu para a segunda colocação do Grupo F da competição, com sete pontos marcados. O Time do Povo volta a jogar pelo torneio sul-americano no próximo dia 14, quando recebe o Argentinos Juniors, em casa. Mas antes, tem um compromisso pelo Brasileirão, no próximo sábado (11), enfrentando o Flamengo no Maracanã.
Escalação
António Oliveira, que ainda não foi inscrito na competição, contou com escalação do auxiliar Bruno Lazaroni, que definiu o Timão com: Carlos Miguel; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Paulinho, Breno Bidon e Biro; Gustavo Silva, Wesley e Romero. Entraram no decorrer do jogo: Yuri Alverto, Matheuzinho, Gustavo Henrique e Giovane. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Cássio, Matheus Donelli, Caetano, Pedro Raul, Matheus Bidu, Léo Mana, Ryan e Igor Coronado.
Primeiro tempo
O Timão iniciou a partida tentando a pressão em cima do Nacional. Aos cinco minutos, Paulinho chutou de fora da área, a bola desviou e deu o primeiro escanteio do jogo para o Alvinegro.
Aos oito minutos, o Timão tomou um susto: Meza chutou e a bola passou pertinho do gol de Carlos Miguel, entretanto, a arbitragem já tinha assinalado o impedimento do ataque do Nacional.
O Nacional passou a dividir a posse de bola e criar dificuldades para o Corinthians alcançar o campo de ataque.
Aos 21 minutos, a equipe paraguaia chegou em um contra-ataque muito rápido. Diego Duarte recebeu e chutou na trave. No rebote, novo chute, mas desta vez, a bola ficou nas mãos de Carlos Miguel.
Blasi derrubou Wesley na entrada da área, aos 33 minutos, e a arbitragem assinalou a falta. Romero cobrou e a bola desviou para escanteio.
O árbitro deu um minuto de acréscimo e finalizou a primeira etapa na sequência.
Segundo tempo
O Corinthians voltou para a segunda etapa com a mesma formação.
Aos três minutos, Romero cobrou uma falta na intermediária e o goleiro Antony Silva espalmou.
Aos 10 minutos, o Nacional chegou com perigo, Diego Duarte chutou cruzado de perna direita e Carlos Miguel salvou o Timão.
Aos 12 minutos, o Corinthians mexeu duas vezes: saíram Gustavo Silva e Biro para a entrada de Yuri Alberto e Matheuzinho.
Na sequência, Diego Duarte mais uma vez testou Carlos Miguel, que mandou a bola para escanteio. Aos 18 minutos, novamente Diego Duarte saiu na cara do gol e Carlos Miguel, mais uma vez, levou a melhor.
Quase do Timão! Aos 22 minutos, Matheuzinho cobrou uma falta e Romero cabeceou, mas Antony Silva salvou.
Mais uma vez, o goleiro do Nacional impediu o primeiro gol alvinegro quando, aos 26 minutos, Fagner achou Romero na área, que arrematou no gol.
Gol do Corinthians! Aos 29 minutos, Romero cruzou para Yuri Alberto que, de cabeça, deixou o dele: 1 a 0. Após o gol, o Timão passou a pressionar mais o Nacional, em busca do segundo.
Carlos Miguel evitou o empate! Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Juan Alfaro cabeceou e o paredão do Coringão afastou mais uma. Na sequência, o Timão fez sua terceira alteração: saiu Wesley e entrou Gustavo Henrique.
Mais uma de Carlos Miguel: aos 44 minutos, Alan Gómez chuta forte e o arqueiro do Timão salvou!
Aos 45 minutos, Romero chegou a fazer o segundo do Timão, mas após a revisão do VAR, o gol foi anulado, ao detectar o braço do atacante alvinegro empurrou a bola.
O árbitro deu cinco minutos de acréscimo. Aos 49, após agredir o Hugo, Tiago Caballero, do Nacional foi expulso.
Gol do Corinthians! Aos 51 minutos, Matheuzinho invadiu a área e chutou cruzado, ampliando o placar. Após marcar, o lateral torceu o tornozelo e sequer conseguiu comemorar seu primeiro gol pelo Timão. O camisa 2 saiu de campo de maca e deu lugar para Giovane.
Fim de jogo no Estádio Defensores Del Chaco.
Próximo jogo
O Timão volta à campo no próximo sábado, quando irá até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, no Maracanã, em confronto válido pela sexta rodada do Brasileirão 2024.
Atlético-MG
Atlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
Em uma noite de gala na Arena MRV, o Atlético-MG confirmou sua força e carimbou o passaporte para a grande decisão da Copa Sul-Americana. Na partida de volta das semifinais, realizada nesta terça-feira, o Galo dominou o Independiente del Valle-EQU, vencendo por 3 a 1, e garantiu uma vaga histórica na final do torneio continental.
Após um empate em 1 a 1 no jogo de ida, em Quito, a equipe mineira precisava da vitória em casa. Guilherme Arana, Bernard e Hulk foram os heróis da noite, com gols que levaram a torcida ao delírio. Hulk, em particular, celebrou o fim de um jejum de 15 partidas sem balançar as redes, marcando um gol crucial para o avanço atleticano. Spinelli descontou para os equatorianos.
Com o resultado agregado de 4 a 2, o Atlético-MG fará sua primeira final de Copa Sul-Americana na história do clube. A decisão será disputada em Assunção, no Paraguai, no dia 22 de novembro. O adversário sairá do confronto entre Lanús-ARG e Universidad de Chile, que também estão em igualdade, com um empate em 2 a 2 na primeira partida.
O Jogo
A primeira etapa foi marcada por um Atlético-MG determinado a abrir o placar. Aos 36 minutos, Guilherme Arana aproveitou um rebote na área, após uma tentativa inicial que a zaga afastou e o goleiro defendeu parcialmente, para empurrar a bola para o fundo das redes, inaugurando o marcador. A euforia ainda não havia se dissipado quando, aos 44 minutos, Bernard ampliou a vantagem. Dudu, em jogada individual de muita garra e habilidade, interceptou a saída de bola adversária, driblou dois marcadores e serviu o atacante, que finalizou com uma cavadinha magistral.
No segundo tempo, o Independiente del Valle tentou reagir. Aos 18 minutos, Spinelli diminuiu para os visitantes. Após um chute de fora da área de Arroyo, o goleiro Everson espalmou para o meio da área, e o atacante equatoriano não perdoou, marcando o gol que dava esperanças ao seu time.
Contudo, a alegria do time visitante durou pouco. Aos 27 minutos, o atacante Hulk, após um lançamento preciso de Alonso em profundidade, concluiu com categoria no canto esquerdo, selando a vitória e a classificação do Galo. O gol de Hulk foi muito comemorado, não apenas por sua importância na partida, mas por encerrar um período sem gols do camisa 7.
Próximos compromissos:
Com a vaga na final assegurada, o Atlético-MG volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será contra o Internacional, no domingo, 02 de novembro, às 18h30, no Beira-Rio, em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão.
Já o Independiente del Valle, eliminado da Sul-Americana, foca no Campeonato Equatoriano. Sua próxima partida será contra o Libertad, na segunda-feira, 03 de novembro, às 21h.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 X 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
- Competição: Semifinal da Copa Sul-Americana
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
- Data: 28 de outubro de 2025 (terça-feira)
- Horário: 21h30 (de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
- Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
- VAR: Christian Ferreyra (URU)
Gols
- Guilherme Arana, aos 36′ do 1ºT (Atlético-MG)
- Bernard, aos 44′ do 1ºT (Atlético-MG)
- Spinelli, aos 18′ do 2ºT (Independiente del Valle)
- Hulk, aos 27′ do 2ºT (Atlético-MG)
Cartões Amarelos
- Atlético-MG: Biel, Everson
- Independiente del Valle: Arroyo
ATLÉTICO-MG: Everson; Ruan Tressoldi, Vitor Hugo e Junior Alonso; Igor Gomes, Alan Franco, Fausto Vera (Saravia) e Guilherme Arana; Bernard, Dudu (Biel) e Rony (Hulk). Técnico: Sampaoli
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Guido Villar; Matías Fernández, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Gustavo Cortez (Zárate); Jordy Alcívar, Jean Pierre Arroyo (Guagua), Patrik Mercado (Ibarra) e Sornoza (Loor); Michael Hoyos e Claudio Spinelli. Técnico: Javier Rabanal
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFlamengo goleia o Sport e confirma rebaixamento Pernambucano
-
Brasileirão Série B5 dias atrásCuiabá luta contra chuva e arranca empate com América fora de casa pela Série B
-
seleção brasileira6 dias atrásBrasil vence Senegal e encerra invencibilidade africana
-
Brasileirão Série B6 dias atrásCoritiba garante acesso à Série A 2026 após empate com o Athletic
-
Brasileirão Série A2 dias atrásPalmeiras tropeça em casa, empata com o Vitória e se complica na disputa pelo título
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSantos vence clássico, escapa do Z4 e tira liderança do Palmeiras
-
Bragantino5 dias atrásBragantino vence Atlético-MG por 2 a 0 e embala na reta final do Brasileirão
-
seleção brasileira3 dias atrásBrasil empata com Tunísia em amistoso e deixa dúvidas para a Copa do Mundo