Copa do Mundo
Equador vence o Catar e é a 1ª seleção a derrotar um anfitrião na estreia na Copa
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo FIFA, uma seleção anfitriã foi derrotada em sua partida de estreia na competição. E o responsável por dar ao Catar esse triste registro foi Enner Valencia.
O atacante marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 dos sul-americanos sobre a equipe da casa, neste domingo, no estádio Al Bayt, em Al Khor, no jogo que abriu o Grupo A e o Mundial como um todo.
Com o resultado, os equatorianos largam na frente na corrida pela classificação às oitavas de final. Eles voltam a campo na sexta-feira, contra a Holanda, em jogo que até já pode lhes dar a vaga na próxima fase. No mesmo dia, o Catar terá um confronto decisivo frente ao Senegal.
Momento-chave

A vitória equatoriana começou a ser construída aos 16 minutos do primeiro tempo, quando Enner Valencia recebeu um passe em profundidade e foi derrubado pelo goleiro Saad Alsheeb. Após perceber que não haveria vantagem no jogo, o árbitro Daniele Orsato assinalou pênalti, que o próprio capitão tratou de transformar em gol.
Com vantagem no placar, o time dirigido pelo técnico Gustavo Alfaro teve tranquilidade para controlar o jogo e chegou ao segundo gol com um cruzamento perfeito para cabeçada do atacante do Fenerbahce.
Número
Craque do jogo

Capitão da seleção equatoriana, Enner Valencia foi a “cara” do jogo de abertura do Mundial. O veterano de 33 anos anotou três gols, mas apenas dois foram validados. No primeiro, anotado logo aos 3 minutos da primeira etapa, foi anotado impedimento na origem da jogada.
O que os treinadores disseram:
“Ele é o maior artilheiro da história do Equador, mas está passando por momentos difíceis e foi questionado algumas vezes no país. Por isso, os gols que marcaram significam muito para ele.” Gustavo Alfaro, técnico do Equador, sobre Enner Valencia.
“Temos muito a evoluir. Não é hora de desculpas, começou mal o torneio. O nervoso e o psicológico nos pegaram de jeito.” Félix Sánchez, técnico do Catar
Copa do Mundo
Sorteio da Copa do Mundo de 2026; veja chave do Brasil
A capital americana foi palco, nesta sexta-feira (05.12), do aguardado sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, que será sediada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. Com um formato inédito que expande o torneio para 48 seleções, divididas em 12 chaves com quatro equipes cada, a competição promete ser a maior e mais abrangente da história do futebol.
O Brasil, pentacampeão mundial, conheceu seus adversários e foi alocado no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia. A Canarinho terá seus primeiros desafios nos dias 13 (sábado), 19 (sexta) e 24 de junho (quarta). A FIFA prometeu divulgar a tabela completa, com horários e locais dos confrontos, neste sábado, às 14h (de Brasília).
Entre os outros gigantes do futebol, a atual campeã Argentina figurou no Grupo J, ao lado de Argélia, Áustria e Jordânia. Já a França, vice-campeã em 2022, integrará o Grupo I, que também contará com Senegal, Noruega e um representante da repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque).
Novo Formato e Caminho Para a Glória
A edição de 2026 trará uma mudança significativa na estrutura da competição. Pela primeira vez, 48 seleções disputarão o Mundial, exigindo que o time campeão dispute oito partidas até levantar a taça. Isso se deve à inclusão de uma fase de 16-avos de final, anterior às tradicionais oitavas.
Para avançar ao mata-mata, classificarão os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes na fase eliminatória.
Calendário e Palcos Históricos
A bola rola para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2026 em 11 de junho, no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México, marcando um retorno histórico do torneio a um dos seus mais tradicionais palcos. No total, a competição contará com 104 partidas.
A fase de mata-mata terá início em 28 de junho, culminando na grande final em 19 de julho, que será disputada no Estádio MetLife, em Nova Jersey (EUA). A disputa pelo terceiro lugar está marcada para um dia antes, no Estádio Hard Rock, em Miami (EUA).
Os Grupos da Copa do Mundo de 2026:
Grupo A
- México
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B
- Canadá
- Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
- Catar
- Suíça
Grupo C
- Brasil
- Marrocos
- Haiti
- Escócia
Grupo D
- Estados Unidos
- Paraguai
- Austrália
- Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E
- Alemanha
- Curaçao
- Costa do Marfim
- Equador
Grupo F
- Holanda
- Japão
- Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
- Tunísia
Grupo G
- Bélgica
- Egito
- Irã
- Nova Zelândia
Grupo H
- Espanha
- Cabo Verde
- Arábia Saudita
- Uruguai
Grupo I
- França
- Senegal
- Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
- Noruega
Grupo J
- Argentina
- Argélia
- Áustria
- Jordânia
Grupo K
- Portugal
- Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
- Uzbequistão
- Colômbia
Grupo L
- Inglaterra
- Croácia
- Gana
- Panamá
-
Palmeiras4 dias atrásPalmeiras vence Corinthians e é campeão da Super Copa Feminina
-
campeonato carioca3 dias atrásFlamengo humilha Sampaio Corrêa por 7 a 1 e garante vaga nas quartas do Carioca
-
campeonato paulista3 dias atrásSão Paulo vence o Primavera de virada e respira no Paulistão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásSantos e São Paulo empatam na Vila Belmiro, e crise no Peixe se aprofunda com protesto da torcida
-
Bragantino6 dias atrásRed Bull Bragantino vence Atlético-MG e mantém 100% de aproveitamento no Brasileirão; Galo segue sem vitórias
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFlamengo e Internacional empatam em reestreia de Paquetá
-
Brasileirão Série A6 dias atrásPalmeiras goleia o Vitória por 5 a 1 no Brasileirão
-
campeonato mineiro2 dias atrásCruzeiro domina América-MG no Mineirão e assume liderança isolada