mundial de clubes
Palmeiras cai diante do Chelsea e dá adeus ao Mundial de Clubes

A jornada do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes da Fifa chegou ao fim nesta sexta-feira, após uma derrota por 2 a 1 para o Chelsea nas quartas de final do torneio. Em um confronto disputado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, o Verdão viu o sonho do título mundial esvair-se, com os gols de Cole Palmer e um gol contra de Weverton selando a vitória inglesa, enquanto Estêvão descontou para o Alviverde.
Com a eliminação, a equipe comandada por Abel Ferreira retorna ao Brasil para focar exclusivamente no Campeonato Brasileiro, onde terá como próximo compromisso o Mirassol, no dia 16, no Allianz Parque. Já o Chelsea segue em frente e terá um clássico sul-americano na semifinal, enfrentando o Fluminense. O aguardado duelo entre o clube londrino e o tricolor carioca está marcado para a próxima terça-feira, 8 de julho, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A outra semifinal do torneio ainda aguarda a definição dos vencedores dos confrontos entre PSG x Bayern e Real Madrid x Borussia Dortmund, que ocorrerão neste sábado.
O Jogo
O primeiro tempo do confronto começou com o Palmeiras buscando a iniciativa, conquistando um escanteio logo no início, mas sem converter em perigo real. O Chelsea, por outro lado, mostrou-se mais incisivo. Pedro Neto teve uma chance defendida por Micael, e Cole Palmer, em chute de fora da área, obrigou Weverton a espalmar. Estêvão, pela direita, tentou responder, acertando a rede pelo lado de fora.
Aos 16 minutos, o Chelsea abriu o placar. Chalobah, com espaço, acionou Cole Palmer, que avançou entre Giay e Micael e finalizou rasteiro no canto de Weverton. Os ingleses seguiram pressionando, com tentativas de Pedro Neto e Chalobah, e uma grande chance de ampliar perdida por Nkunku, que recebeu livre na área e isolou a bola. O Palmeiras só conseguiu uma finalização perigosa aos 41 minutos, com uma cabeçada de Vanderlan defendida por Sánchez após cruzamento de Giay.
Na volta para o segundo tempo, o Palmeiras parecia renovado. Logo no início, Bruno Fuchs cabeceou por cima em cobrança de falta, e Allan quase surpreendeu Sánchez. Aos sete minutos, veio o golaço que incendiou a torcida alviverde: Estêvão, após jogada pela esquerda e cruzamento de Richard Ríos, ganhou de Colwill, chutou na trave e viu a bola beijar o fundo da rede, empatando o jogo.
O jogo ficou aberto, com chances para ambos os lados. Madueke arriscou para o Chelsea, e Allan finalizou perto do gol para o Palmeiras. Aos 25, o Verdão teve outra boa jogada com Paulinho e Mauricio, mas a defesa inglesa cortou. No entanto, o destino do jogo mudaria novamente aos 37 minutos. Em uma tabela entre Palmer e Enzo Fernández, Gusto recebeu e finalizou cruzado. A bola desviou na chuteira de Giay e, infelizmente, em Weverton, morrendo no fundo do gol palmeirense e selando a vitória do Chelsea. Nos minutos finais, o Palmeiras ainda tentou uma reação com Paulinho, e Weverton fez defesas importantes em chances de Madueke e João Pedro, mas o placar não se alterou.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1X2 CHELSEA
Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Data: 04/07/2025
Hora: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (AUS)
Assistentes: Anton Shchetinin (AUS) e Ashley Beecham (AUS)
VAR: Khamis Al Marri (QAT)
Público: 65.782 torcedores
Cartões amarelos: Richard Ríos (Palmeiras); Malo Gusto, Delap e Colwill (Chelsea)
PALMEIRAS: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos (Raphael Veiga) e Allan (Mauricio); Facundo Torres (Paulinho), Estêvão e Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira
CHELSEA: Sánchez; Malo Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; Andrey Santos (Essugo), Enzo Fernández e Nkuku (Madueke); Cole Palmer, Pedro Neto (Dewsbury-Hall) e Delap (João Pedro).. Técnico: Enzo Maresca


mundial de clubes
Chelsea goleia PSG e conquista inédito Mundial de Clubes

O Chelsea Football Club gravou seu nome na história do futebol ao se tornar o primeiro campeão da recém-inaugurada Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Em uma performance dominante neste domingo, os Blues superaram o Paris Saint-Germain por 3 a 0, em partida disputada no MetLife Stadium. Os gols que selaram a vitória inglesa foram marcados por Cole Palmer, balançando as redes duas vezes, e pelo brasileiro João Pedro.
Com o título do Mundial, o clube londrino coroa uma temporada memorável com duas grandes conquistas. Anteriormente, a equipe comandada pelo técnico Enzo Maresca já havia levantado o troféu da Liga Conferência da Uefa, consolidando um ano de sucesso. Para o PSG, o resultado representou o fim do sonho de uma quadrupla coroa, encerrando a temporada com as taças do Campeonato Francês, Copa da França e Liga dos Campeões.
A trajetória do Chelsea na Copa do Mundo de Clubes foi marcada por uma campanha robusta, com seis vitórias em sete jogos. O único revés aconteceu na fase de grupos, quando os ingleses foram superados pelo Flamengo por 3 a 1. Na fase de mata-mata, o caminho para a glória passou por vitórias contra Palmeiras (2 a 1 nas quartas de final) e Fluminense (2 a 0 na semifinal).
O Paris Saint-Germain, por sua vez, registrou cinco triunfos e duas derrotas no torneio, sendo a primeira delas para o Botafogo, que venceu os franceses por 1 a 0 ainda na fase de grupos.
O jogo
O Chelsea iniciou o jogo de forma avassaladora, pressionando o PSG desde os primeiros minutos. Logo aos sete minutos, João Pedro orquestrou uma boa troca de passes e serviu Cole Palmer, que finalizou com perigo, tirando tinta da trave.
A persistência do jovem meia inglês foi recompensada aos 20 minutos. Após Nuno Mendes perder a posse de bola para Gusto, o lateral invadiu a área e teve sua finalização bloqueada por Beraldo. No rebote, Palmer demonstrou frieza, dominou, ajeitou para a perna esquerda e acertou um chute preciso no canto, sem chance para Donnarumma, abrindo o placar.
Apenas nove minutos depois, o Chelsea ampliou o marcador em uma jogada quase idêntica. Palmer, novamente acionado em velocidade, puxou para o meio e, com a mesma calma, chutou no mesmo canto, celebrando seu segundo gol na partida.
Antes do intervalo, aos 42 minutos, Palmer assumiu o papel de garçom, desferindo um passe magistral para João Pedro. O atacante brasileiro saiu cara a cara com o goleiro italiano e, com uma cavadinha sutil, marcou o terceiro gol dos Blues, sacramentando uma primeira etapa impecável.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Paris Saint-Germain tentou reagir em busca da recuperação. Aos dois minutos, Kvaratskhelia driblou Gusto e finalizou, obrigando o goleiro Sánchez a fazer uma defesa importante. Minutos depois, Sánchez voltou a brilhar, defendendo um arremate à queima-roupa de Dembélé. Aos 13, o arqueiro do Chelsea realizou mais uma grande intervenção, desviando com a ponta dos dedos um forte chute de Vitinha de longa distância.
O Chelsea também teve sua oportunidade no segundo tempo, com o recém-entrado Delap, que aos 22 minutos, disparou pelo meio e tentou acertar o ângulo, mas Donnarumma se esticou para fazer uma linda defesa.
A partir desse momento, o ritmo da partida diminuiu consideravelmente. Os ingleses passaram a administrar a larga vantagem para assegurar o tão sonhado troféu. A situação do PSG piorou ainda mais quando João Neves foi expulso, aos 40 minutos, após uma confusão com Cucurella, consolidando a vitória e o título histórico do Chelsea.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 3×0 PSG
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)
Data e horário: 13/07/2025, às 16h (de Brasília)
Competição: final do Mundial de Clubes
Árbitro: Alireza Faghani (AUS)
Assistentes: Anton Shchetinin (AUS) e Ashley Beecham (AUS)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Público: 81.118
Cartões amarelos: Malo Gusto, Caicedo, Pedro Neto, Colwill (CHE); Nuno Mendes (PSG)
Cartões vermelhos: João Neves (PSG)
Gols: Palmer, aos 21’do 1º tempo e aos 29′ do 1º tempo; João Pedro, aos 42′ do 1º tempo (CHELSEA
CHELSEA: Sanchez; Malo Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; Caicedo, Reece James (Dewsbury-Hall) e Enzo Fernández (Andrey Santos); Cole Palmer, Pedro Neto (Nkunku) e João Pedro (Delap). Técnico: Enzo Maresca.
PSG: Donnarumma; Hakimi (Mayulu), Marquinhos, Beraldo e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz (Zaire-Emery); Doué (Gonçalo Ramos), Kvaratskhelia (Barcola) e Dembélé. Técnico: Luis Enrique.
-
seleção brasileira6 dias atrás
Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos contra Coreia e Japão
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Palmeiras goleia Vasco e assume vice-liderança do Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Pênalti nos acréscimos tira vitória do Corinthians e deixa Inter com empate no Beira-Rio
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Santos empata com o Grêmio na Vila Belmiro
-
Brasileirão Série A6 dias atrás
Empate eletrizante na Ilha: Sport e Fluminense dividem pontos em jogo de quatro gols no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrás
São Paulo supera adversidade, vence Fortaleza fora de casa e quebra jejum no Brasileirão
-
Brasileirão Série A2 dias atrás
Virada heroica: Palmeiras bate São Paulo por 3 a 2 no Morumbis
-
Botafogo6 dias atrás
Botafogo vence o Bahia e assume a quarta posição no Brasileirão