Palmeiras
Abel Ferreira iguala Luxemburgo como segundo técnico com mais títulos pelo Palmeiras
Campeão duas vezes em 2023 (Supercopa do Brasil e Campeonato Paulista), Abel Ferreira alcançou novas marcas históricas pelo Palmeiras. O português agora ocupa a segunda colocação na lista de treinadores com mais títulos pelo clube em toda a história, com oito no total, ao lado de Vanderlei Luxemburgo e atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez. Além disso, o comandante também se tornou o único técnico na história palestrina a conquistar ao menos dois títulos em uma mesma temporada por três vezes (2020, 2022 e, agora, em 2023).
“Ainda bem que perdemos no jogo certo. Viemos à nossa casa com a possibilidade de reverter o jogo. Eu já disse a palavra ‘orgulho’ muitas vezes, mas a palavra ‘vergonha’ eu disse aos meus jogadores antes de dizer a vocês (jornalistas). Eles entenderam bem essas palavras e, durante a semana, nós nos preparamos muito bem para o jogo. Parabéns à minha equipe e aos meus jogadores, é um orgulho ser treinador deles”, declarou Abel, após a goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa, neste domingo (09), no Allianz Parque.
No Maior Campeão do Brasil desde novembro de 2020, Abel Ferreira ainda se tornou o treinador estrangeiro com mais conquistas no futebol brasileiro ao levantar mais um troféu do Estadual – com oito taças no total, o português passa a dividir o posto com o uruguaio Felix Magno.
Ao chegar à decisão do Paulista 2023, o técnico do Verdão já havia se isolado como o treinador com mais finais pelo Alviverde em toda a história: são 11 em 15 torneios eliminatórios disputados, superando Luiz Felipe Scolari, com dez em 29 competições eliminatórias. Abel soma sete títulos em finais (Libertadores 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana 2022, Copa do Brasil 2020, Paulista 2022 e 2023 e Supercopa do Brasil 2023) e quatro vices (Supercopa do Brasil 2021, Recopa Sul-Americana 2021, Paulista 2021 e Mundial 2021) pelo Maior Campeão do Brasil. Faturou ainda o Brasileiro de 2022 em pontos corridos.
Confira abaixo a entrevista coletiva do técnico Abel Ferreira:
Brasileirão Série A
Palmeiras empata com Fluminense e vê liderança do Brasileirão se afastar
O Palmeiras não conseguiu quebrar sua sequência de resultados sem vitória no Campeonato Brasileiro, empatando em 0 a 0 com o Fluminense na noite deste sábado (22.11), em partida válida pela 35ª rodada. O jogo, que marcou a despedida do Verdão do Allianz Parque nesta temporada, fez com que a equipe comandada por Abel Ferreira visse a liderança da competição se distanciar ainda mais.
Com o empate, o Alviverde mantém a vice-liderança, agora com 70 pontos, mas a diferença para o Flamengo – que venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 0 – aumentou para quatro pontos. Do outro lado, o Fluminense chega aos 55 pontos, ocupando a sexta colocação na tabela.
O jogo
O início do confronto foi marcado pela cautela de ambas as equipes, resultando em poucas chances claras de gol. Aos seis minutos, Kevin Serna, do Palmeiras, invadiu a área e finalizou, mas a bola foi para fora após desvio. A resposta palmeirense veio dois minutos depois, com Vitor Roque puxando um contra-ataque rápido pela direita e chutando para a defesa adversária desviar.
Apesar de ter a posse de bola, o Palmeiras encontrava dificuldades para furar o bloqueio tricolor. O Fluminense, por sua vez, tentava se aventurar e levou algum perigo com chutes de fora da área de Everaldo e Lima, que exigiram defesas de Carlos Miguel, goleiro palmeirense. Já aos 30 minutos, após uma cobrança de falta e um bate-rebate na área, Vitor Roque tentou a finalização, mas foi travado. Flaco López, em uma arrancada individual aos 36, quase surpreendeu Fábio com um chute de longe, mas o goleiro tricolor fez boa intervenção.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com um ligeiro atrito entre Vitor Roque e Ignácio, que culminou em um cartão amarelo para o atacante palmeirense. Logo em seguida, Fábio se antecipou a um lançamento para Vitor Roque, mostrando agilidade. O Palmeiras tentava pelo alto, mas a cabeçada de Gustavo Gómez após cobrança de falta não alcançou o alvo.
O Fluminense voltou mais incisivo e criou as melhores oportunidades no segundo tempo. Everaldo, de cabeça, e Nonato, com um chute forte, obrigaram o Palmeiras a se defender. Nonato teve sua tentativa travada por Gustavo Gómez, crucial para evitar o gol. Aos 14 minutos, a sorte sorriu para o Palmeiras quando Canobbio, do Fluminense, acertou a trave com um chute potente de fora da área, com a bola inclusive passando por cima da linha antes de sair. Canobbio ainda teve mais duas chances, uma defendida por Carlos Miguel e outra travada por Gómez.
Com o Fluminense ditando o ritmo e criando mais, o Palmeiras mostrava dificuldades na construção das jogadas e nos passes. Somente aos 24 minutos o Verdão voltou a assustar, com Vitor Roque driblando na área e chutando cruzado, mas a bola passou perto da meta de Fábio. Carlos Miguel, mais uma vez, foi decisivo ao defender uma batida perigosa de Gabriel Fuentes. Nos minutos finais, Bruno Fuchs serviu Flaco López em um contra-ataque promissor, mas o argentino finalizou cedo e acertou a marcação. Raphael Veiga ainda tentou um chute de fora da área que desviou e quase enganou Fábio, mas saiu pela linha de fundo.
O apito final confirmou o empate sem gols, um resultado que freia as aspirações do Palmeiras na briga pelo título, enquanto o Fluminense soma um ponto importante fora de casa.
Próximos Confrontos
Palmeiras:
- Adversário: Grêmio (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Fluminense:
- Adversário: São Paulo (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 27 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília)
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 0 x 0 Fluminense
Competição: Campeonato Brasileiro (35ª rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Público: 40.245 torcedores
Renda: R$ 2.986.721,80
Arbitragem:
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
- Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
- VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões Amarelos:
- Palmeiras: Vitor Roque, Raphael Veiga, Murilo
- Fluminense: Freytes
Palmeiras:
- Goleiro: Carlos Miguel
- Defensores: Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez
- Meio-campo: Aníbal Moreno (Raphael Veiga), Emiliano Martínez (Bruno Fuchs) e Allan (Felipe Anderson)
- Atacantes: Ramón Sosa (Facundo Torres), Flaco López e Vitor Roque
- Técnico: Abel Ferreira
Fluminense:
- Goleiro: Fábio
- Defensores: Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Santos (Facundo Bernal) e Freytes (Gabriel Fuentes)
- Meio-campo: Nonato (Hércules) e Martinelli
- Atacantes: Lima (Igor Rabello), Serna (Soteldo) e Canobbio
- Centroavante: Everaldo
- Técnico: Luís Zubeldía
-
Brasileirão Série A5 dias atrásSantos vence o rebaixado Sport, deixa o Z4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
-
Brasileirão Série A1 dia atrásMirassol vence o Vasco em São Januário e garante vaga histórica na Libertadores
-
Flamengo4 dias atrásFlamengo conquista a América pela quarta vez e crava o tetracampeonato da Libertadores em Lima
-
Brasileirão Série A3 dias atrásFortaleza vence Atlético-MG e acende luta contra o rebaixamento no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásVasco goleia o Internacional em noite diluviana e se garante na Série A do Brasileirão
-
Brasileirão Série A16 horas atrásFluminense vence o Grêmio fora de casa e sonha com G5
-
Brasileirão Série A52 minutos atrásCorinthians perde para o Fortaleza e vê sonho da Libertadores via Brasileirão se distanciar