Palmeiras
Abel Ferreira iguala Luxemburgo como segundo técnico com mais títulos pelo Palmeiras
Campeão duas vezes em 2023 (Supercopa do Brasil e Campeonato Paulista), Abel Ferreira alcançou novas marcas históricas pelo Palmeiras. O português agora ocupa a segunda colocação na lista de treinadores com mais títulos pelo clube em toda a história, com oito no total, ao lado de Vanderlei Luxemburgo e atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez. Além disso, o comandante também se tornou o único técnico na história palestrina a conquistar ao menos dois títulos em uma mesma temporada por três vezes (2020, 2022 e, agora, em 2023).
“Ainda bem que perdemos no jogo certo. Viemos à nossa casa com a possibilidade de reverter o jogo. Eu já disse a palavra ‘orgulho’ muitas vezes, mas a palavra ‘vergonha’ eu disse aos meus jogadores antes de dizer a vocês (jornalistas). Eles entenderam bem essas palavras e, durante a semana, nós nos preparamos muito bem para o jogo. Parabéns à minha equipe e aos meus jogadores, é um orgulho ser treinador deles”, declarou Abel, após a goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa, neste domingo (09), no Allianz Parque.
No Maior Campeão do Brasil desde novembro de 2020, Abel Ferreira ainda se tornou o treinador estrangeiro com mais conquistas no futebol brasileiro ao levantar mais um troféu do Estadual – com oito taças no total, o português passa a dividir o posto com o uruguaio Felix Magno.
Ao chegar à decisão do Paulista 2023, o técnico do Verdão já havia se isolado como o treinador com mais finais pelo Alviverde em toda a história: são 11 em 15 torneios eliminatórios disputados, superando Luiz Felipe Scolari, com dez em 29 competições eliminatórias. Abel soma sete títulos em finais (Libertadores 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana 2022, Copa do Brasil 2020, Paulista 2022 e 2023 e Supercopa do Brasil 2023) e quatro vices (Supercopa do Brasil 2021, Recopa Sul-Americana 2021, Paulista 2021 e Mundial 2021) pelo Maior Campeão do Brasil. Faturou ainda o Brasileiro de 2022 em pontos corridos.
Confira abaixo a entrevista coletiva do técnico Abel Ferreira:
campeonato paulista
Palmeiras empata com Guarani e enfrentará o Capivariano nas quartas do Paulistão
O Palmeiras encerrou sua participação na fase de grupos do Campeonato Paulista com um empate em 1 a 1 contra o Guarani, na noite deste domingo, na Arena Crefisa Barueri. Em um jogo movimentado pela oitava e última rodada, o Verdão saiu atrás do placar com gol de Lucca, mas buscou a igualdade com Flaco López, assegurando sua posição como segundo colocado geral na tabela, com 16 pontos.
O resultado, embora não tenha sido uma vitória, garantiu ao Palmeiras a vantagem de jogar em casa nas quartas de final, onde enfrentará o Capivariano. Para o Guarani, o empate e a combinação de outros resultados não foram suficientes para a classificação. O Bugre terminou a fase em nono lugar, com 12 pontos, ficando fora da zona de classificação e vendo o Santos avançar no critério de desempate.
O Jogo
A partida começou com o Palmeiras buscando impor seu ritmo, mas foi o Guarani quem abriu o marcador. Após uma perda de posse de Flaco López no campo de defesa palmeirense, Lucca arriscou um chute de longe. O goleiro Carlos Miguel defendeu parcialmente, e no rebote, Kauã Jesus chutou novamente, forçando outra defesa do arqueiro. Na sobra, Lucca não perdoou e mandou para o fundo das redes.
Apesar do revés, o Verdão não se abalou e buscou a reação. Giay teve uma boa oportunidade que parou em Mauricio Antônio, e Sosa cobrou uma falta perigosa. Flaco López e Mauricio também testaram o goleiro Caíque França, que fez defesas importantes para manter a vantagem do Bugre. Emiliano Martínez e Sosa também levaram perigo, mas o gol de empate teimava em não sair. O Guarani, por sua vez, quase ampliou com Lucca, que finalizou com perigo.
O segundo tempo trouxe um Palmeiras ainda mais ofensivo e um Guarani determinado a segurar o resultado. Kauã Jesus quase marcou o segundo para o Bugre logo no início da etapa final, mas Carlos Miguel fez a defesa. O Verdão respondeu com Flaco e Vitor Roque, que tiveram chances de empatar. A pressão palmeirense era constante, com Allan e Vitor Roque exigindo mais uma vez a intervenção de Caíque França.
A persistência do Palmeiras foi recompensada aos 31 minutos. Em jogada trabalhada, Felipe Anderson tocou para Bruno Fuchs, que levantou a bola na área. Sosa ajeitou de cabeça para Flaco López, que, de primeira, finalizou com precisão para deixar tudo igual na Arena Crefisa Barueri. Nos minutos finais, o Palmeiras ainda teve a chance de virar, com Vitor Roque acertando a trave e Caíque França fazendo mais uma grande defesa em chute do atacante, mas o placar permaneceu inalterado.
Próximos desafios
Com a classificação garantida, o Palmeiras agora foca no mata-mata do Campeonato Paulista, onde enfrentará o Capivariano em data e horário ainda a serem definidos, novamente na Arena Crefisa Barueri. Antes, terá um compromisso pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando o Fluminense em casa, no dia 25 de fevereiro de 2026, às 21h30 (de Brasília).
Já o Guarani muda o foco para a Copa do Brasil. A equipe campineira terá pela frente o Castanhal, pela segunda fase da competição, no dia 24 de fevereiro de 2026, às 21h (de Brasília).
-
Brasileirão Série A5 dias atrásCruzeiro amarga empate com o Mirassol e segue sem vencer no Brasileirão
-
Brasileirão Série A6 dias atrásFlamengo vence o Vitória por 2 a 1 e conquista a primeira vitória no Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásChapecoense e Coritiba protagonizam empate eletrizante em duelo de seis gols
-
Atlético-MG5 dias atrásAtlético empata com o Remo na Arena MRV em jogo de seis gols
-
Brasileirão Série A4 dias atrásFluminense vence o Botafogo no Maracanã e entra no G-4
-
Bahia5 dias atrásBahia vence o Vasco e assume vice-liderança provisória do Brasileirão
-
Brasileirão Série A5 dias atrásSão Paulo vence o Grêmio e assume liderança provisória do Brasileirão
-
Athletico-PR4 dias atrásAthletico-PR vence e afundando o Santos na zona de rebaixamento do Brasileirão